Fiscalização do CFC e do CRCDF atua em caso de vagas de concurso público para contador sem exigência de registro
Área do Cliente
Notícia
Nada de 13º salário: Decreto em vigor em 2025 crava lista de idosos do INSS que não receberão o benefício
Confira agora mesmo quais são os idosos que não vão receber o pagamento do 13° salário do INSS agora em 2025
Nem todos os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão motivos para comemorar em 2025. Isso porque, segundo as regras, nem todos têm direito ao 13º salário.
Conforme apurado pelos especialistas em previdência social do TV FOCO, a partir das informações divulgadas pelo Governo Federal, um grupo de idosos não tem direito ao benefício.
Aliás, vale destacar que, a principal exclusão recai sobre um grupo bastante vulnerável que recebe do INSS: os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Por que quem recebe o BPC não ganha 13º salário?
O BPC é um auxílio assistencial pago a idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade, com renda familiar por pessoa igual ou inferior a 1/4 do salário mínimo.
Mesmo garantindo o pagamento mensal de um salário mínimo, o BPC não dá direito ao 13º salário.
Isso acontece porque esse benefício é assistencial, e não previdenciário. Ou seja, ele não exige contribuições anteriores ao INSS para ser concedido. Isso faz toda a diferença quando o assunto é o abono anual.
Regras para receber o BPC:
- Ter 65 anos ou mais, ou ser pessoa com deficiência comprovada;
- Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico);
- Comprovar renda familiar por pessoa de até 1/4 do salário mínimo;
- Não é necessário ter contribuído ao INSS;
- O pagamento é mensal, mas sem direito ao 13º salário.
Há chance de mudança?
De acordo com as informações do portal ‘E Investidor’, existem projetos de lei em andamento, como o PL 4439/2020, que propõem estender o 13º aos beneficiários do BPC.
No entanto, nenhum deles foi aprovado até agora. Portanto, em 2025, as regras continuam como estão. Com o decreto do INSS de que os segurados assistenciais não recebem o abono natalino.
E quanto aos aposentados e pensionistas?
Para quem recebe aposentadoria ou pensão do INSS, o cenário é diferente. Aliás, o governo acaba de confirmar a antecipação do 13º salário desses beneficiários.
De acordo com o portal agência Brasil, o presidente Lula (PT) assinou o decreto na última quinta-feira (03), beneficiando aproximadamente 35 milhões de pessoas que recebem o benefício.
Conforme as informações divulgadas pela fonte, a primeira parcela será paga em abril e a segunda, em maio. Dessa forma, movimentando a economia nacional logo no início do ano.
13° salário do INSS (Foto: Reprodução/ Internet)
Considerações finais
- Nem todos os segurados do INSS terão motivos para comemorar em 2025.
- Quem recebe o BPC, por exemplo, não terá direito ao 13º salário, já que esse é um benefício assistencial, e não previdenciário.
- Ou seja, não exige contribuição ao INSS, e por isso não garante o abono de fim de ano.
- Apesar de existirem propostas no Congresso para mudar isso, nenhuma foi aprovada até agora.
- Já os aposentados e pensionistas seguem com o direito ao 13º garantido, com previsão de antecipação para abril e maio.
- Enquanto isso, a exclusão dos beneficiários do BPC continua sendo motivo de discussão e preocupação social.
Quais os tipos de aposentadoria do INSS?
Em suma, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) oferece vários tipos de aposentadoria, como:
- Por idade;
- Por tempo de contribuição;
- Por invalidez;
- Especial;
- Da pessoa com deficiência;
- Por tempo de contribuição dos professores;
- Por idade urbana;
- Por idade rural.
Notícias Técnicas
A nova regra entra em vigor no dia 1º de maio de 2025, e formaliza um novo Termo de Adesão, que pode ser firmado por órgãos e entidades que não integram o Poder Executivo Federal
Ação tem o objetivo de viabilizar a realização das reavaliações e das revisões de benefícios previdenciários e assistenciais
Em todo país, pagamento beneficiará 34,2 milhões de pessoas. Calendário vai de 24 de abril a 8 de maio
A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados debate na quarta-feira (23) uma possível alteração na Lei do Imposto de Renda, visando oferecer o modelo de “splitting familiar”.
Notícias Empresariais
A equipe econômica prevê que 2027 será um ano difícil para o orçamento; fim da exclusão dos precatórios da meta fiscal é um dos principais fatores de pressão
3ª turma entendeu que regra de impenhorabilidade pode ser relativizada diante das circunstâncias do caso concreto
Especialistas ouvidos pelo g1 dizem que chineses já queriam novos mercados antes das tarifas de Donald Trump. Indústria nacional precisa de investimentos pois ainda não consegue competir em termos de tecnologia e produtividade.
Da ameaça de inundação de produtos chineses à abertura de novos mercados, o Brasil pode ganhar com a chacoalhada mundial desencadeada pela guerra comercial que opõe seus dois maiores parceiros comercias, mas também há ameaças. Governo evita confronto direto e tenta compensar os possíveis prejuízos com abertura de novas frentes de negócio
Saiba como funcionam os dias de descanso entre 19 e 21 de abril, quem pode aproveitar e quais são as regras trabalhistas para cada tipo de escala
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.