Quem ganha mais de R$ 2.824 pagará imposto
Área do Cliente
Notícia
Ministério da Fazenda institui o programa FAZ GRCI para a modernização e integração da Gestão de Riscos
Iniciativa será desenvolvida pelos órgãos e entidades da pasta e permitirá uma visão consolidada
OComitê de Gestão de Riscos e Controles Internos do Ministério da Fazenda (MF) aprovou em 6 de agosto passado a criação do FAZ GRCI. O programa consiste em um conjunto de 31 ações estruturantes voltadas à modernização e à integração da gestão de riscos no Ministério da Fazenda. Segundo Dany Andrey Secco, chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério e presidente do Comitê, trata-se de uma iniciativa que será desenvolvida pelos órgãos e entidades da pasta e permitirá uma visão consolidada para a gestão de riscos, sem comprometer as avaliações individualizadas que cada área poderá fazer para abarcar seus riscos específicos.
A implantação da gestão de riscos e controles internos exige uma abordagem multifacetada que inclua os desafios culturais, estruturais, processuais e tecnológicos. No caso do Ministério da Fazenda, a pluralidade de órgãos que o compõe torna essa implantação particularmente desafiadora. Cada órgão e entidade possui sua própria estrutura, cultura, processos e objetivos, o que torna a tarefa de integrar uma gestão de riscos uniforme e eficaz ainda mais complexa.
O Comitê
Para enfrentar esses desafios, é essencial estabelecer uma governança sólida e um Sistema de Gestão de Riscos e Controle Interno efetivo. Com esse objetivo, em março de 2024, o Ministério da Fazenda instituiu o Sistema de Gestão de Riscos e Controle Interno e a Política Geral de Gestão de Riscos e Controle Interno, por meio da Portaria MF n° 376/2024.
Em seguida, aprovou a estrutura de governança de riscos e controles com a criação do Comitê de Gestão de Riscos e Controle Interno, por meio da Portaria MF nº 892/2024, consolidando assim a base necessária para uma gestão de riscos integrada.
Para viabilizar a implementação da gestão de riscos e dos controles internos em todo o Ministério, foi estruturado o Programa FAZ GRCI (Atas e Resoluções do CGRCI) com 31 ações estruturantes, distribuídas em seis eixos de atuação, cobrindo as diversas capacidades necessárias para uma gestão de riscos.
Segundo Dany Secco, o FAZ GRCI também promoverá a análise de riscos nos níveis estratégico, tático e operacional, de modo a fortalecer as bases para as tomadas de decisões nos diversos níveis da organização.
A implementação das ações será realizada ao longo de 2024, 2025 e 2026. Para este ano, as principais entregas previstas são o Guia Referencial de Gestão Integral de Riscos, o Plano de Gestão de Riscos, o Guia Metodológico de Gerenciamento de Riscos e a Declaração de Apetite a Riscos do Ministério da Fazenda. Esses documentos serão os instrumentos que permitirão iniciar o primeiro ciclo de gerenciamento de riscos integrado do Ministério da Fazenda.
Durante cada ciclo, ocorrerá a revisão, melhoria e instituição dos controles internos necessários à mitigação dos riscos elencados.
Com essa iniciativa, o Ministério da Fazenda busca assegurar a perenidade da gestão de riscos, aprimorar a maturidade e a integração entre seus órgãos, no que tange ao tema, e proteger e maximizar o valor público.
O FAZ GRCI reflete o compromisso do Ministério para garantir a institucionalização, transparência, eficácia e promoção da cultura de gestão de riscos e controles internos em todo o Órgão.
Notícias Técnicas
Outra fraude recorrente voltou a circular por aplicativo de mensagem: a do falso crachá de funcionário que visita a casa de segurados para pedir documentos e foto. Fuja, é armadilha para roubar dados
Indenização será paga em casos de criança com deficiência comprovada
O Índice Nacional da Construção Civil (SINAPI) variou 0,21% em dezembro, ficando 0,03 ponto percentual abaixo do índice de outubro (0,24%). O acumulado do ano foi de 3,98%, resultado acima dos 2,55% registrados em 2023. O índice de dezembro de 2023 foi de 0,26%.
Em dezembro de 2023, a variação havia sido de 0,56%. O IPCA fechou o ano com alta acumulada de 4,83%.
Notícias Empresariais
Criminosos estão aproveitando a onda de "fake news" relacionadas à fiscalização da Receita Federal sobre declarações prestadas por instituições financeiras e de pagamento para enganar cidadãos e aplicar golpes.
Para a 6ª Turma, a medida foi nitidamente discriminatóriaPara a 6ª Turma, a medida foi nitidamente discriminatória
O acumulado nos últimos 12 meses ficou em 4,6%, 26º mês seguido em que esse indicador é positivo
Prazo para submissão de propostas encerra-se em 24 de fevereiro de 2025
Em comunicado, o Fisco desmentiu informações falsas que circularam nas redes sociais nos últimos dias sobre cobrança de imposto para transferências digitais
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
asdf
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.