Quem ganha mais de R$ 2.824 pagará imposto
Área do Cliente
Notícia
TST lança novos produtos sobre jurisprudência trabalhista
Novos conteúdos e análises elaborados pela Secretaria de Gestão de Precedentes podem ser consultados no portal do TST
O portal do Tribunal Superior do Trabalho lançou três novos produtos que visam democratizar o acesso ao conhecimento jurídico e às decisões do Tribunal: “Especializadas em Pauta”, “Jurisprudência em Destaque” e a nova edição do “Precedentes Trabalhistas - Índice Temático STF/TST”. Os conteúdos, desenvolvidos pela Secretaria de Gestão de Precedentes (SPR), estão disponíveis na página da Jurisprudência do TST.
Aperfeiçoamento do acesso à informação
A publicação Especializadas em Pauta traz as decisões tomadas pela Subseção I Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1), em sua composição plena, desde agosto de 2022. Os processos foram catalogados por assunto. A cada tema, foi indexado o acórdão do caso julgado, para que a busca possa ser feita com palavras-chave, além de consulta à legislação e à jurisprudência citadas.
“Estamos dando destaque a decisões que tenham impacto para todo operador do direito, permitindo a fácil identificação e a ampla divulgação”, explica Rosane Dalazen Cunha, secretária de Gestão de Precedentes. “Nosso objetivo é aperfeiçoar o acesso à informação e sinalizar para a comunidade jurídica e a sociedade em geral como determinado tema está sendo julgado no TST”.
Outro ponto de destaque da publicação é a identificação das decisões da SDI-I com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) delineados pelas Nações Unidas.
Precedentes Trabalhistas
A nova edição do Precedentes Trabalhistas-Índice Temático STF/TST compila ações de controle concentrado de constitucionalidade, súmulas vinculantes e temas com repercussão geral em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF) que sejam de interesse da Justiça do Trabalho, além das decisões do TST em incidentes de recursos de revista repetitivos e de assunção de competência.
O destaque da nova publicação será a possibilidade de consulta por assuntos dos precedentes, súmulas e decisões de maior impacto para a Justiça do Trabalho. Outro recurso oferecido é a indicação dos temas sem repercussão geral ou em que tenha sido determinada a suspensão nacional pelo STF ou pelo TST, com anotação de legendas que permitem a identificação dos temas e ações transitados em julgado ou ainda pendentes de trânsito em julgado.
Temas relevantes para a justiça social
Outra novidade é o periódico mensal Jurisprudência em Destaque, que trará as mais recentes decisões do TST sobre temas relevantes para a sociedade e a justiça social. Para a primeira edição, o assunto escolhido foi “Trabalho em condições análogas às de escravo”.
Andressa Santos Gomes Leonel, coordenadora de Jurisprudência, salienta que a divulgação dos julgamentos tem um efeito pedagógico relevante. “Seja para o advogado ou para a parte, o objetivo é divulgar as decisões do TST de forma sistematizada e, consequentemente, democratizar o acesso à informação”, afirma.
Nessa publicação, além das decisões sobre o tema, também estarão disponíveis produtos elaborados por outras unidades do tribunal, como matérias jornalísticas, publicações e artigos disponibilizados pela Biblioteca e documentos produzidos pela Coordenadoria de Gestão Documental e Memória (CGEDM).
Notícias Técnicas
Outra fraude recorrente voltou a circular por aplicativo de mensagem: a do falso crachá de funcionário que visita a casa de segurados para pedir documentos e foto. Fuja, é armadilha para roubar dados
Indenização será paga em casos de criança com deficiência comprovada
O Índice Nacional da Construção Civil (SINAPI) variou 0,21% em dezembro, ficando 0,03 ponto percentual abaixo do índice de outubro (0,24%). O acumulado do ano foi de 3,98%, resultado acima dos 2,55% registrados em 2023. O índice de dezembro de 2023 foi de 0,26%.
Em dezembro de 2023, a variação havia sido de 0,56%. O IPCA fechou o ano com alta acumulada de 4,83%.
Notícias Empresariais
Criminosos estão aproveitando a onda de "fake news" relacionadas à fiscalização da Receita Federal sobre declarações prestadas por instituições financeiras e de pagamento para enganar cidadãos e aplicar golpes.
Para a 6ª Turma, a medida foi nitidamente discriminatóriaPara a 6ª Turma, a medida foi nitidamente discriminatória
O acumulado nos últimos 12 meses ficou em 4,6%, 26º mês seguido em que esse indicador é positivo
Prazo para submissão de propostas encerra-se em 24 de fevereiro de 2025
Em comunicado, o Fisco desmentiu informações falsas que circularam nas redes sociais nos últimos dias sobre cobrança de imposto para transferências digitais
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
asdf
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.