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Meu INSS permite acesso rápido a diversos serviços e informações previdenciárias
Saiba como solicitar o Atestmed, aposentadoria, pensão por morte, salário maternidade e acerto de vínculos
OMeu INSS é uma plataforma digital que facilita o acesso aos serviços do Instituto Nacional do Seguro Social, permitindo a solicitação de benefícios e atualização de cadastros de forma rápida e segura. Por meio do Meu INSS os segurados podem, entre outros serviços, pedir o Atestmed - que troca a perícia presencial por análise documental -, solicitar aposentadoria, dar entrada em pensão por morte, realizar acertos cadastrais, solicitar Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou salário-maternidade.
Para pedir o Atestmed, acesse o Meu INSS, faça login e selecione a opção "Pedir benefício por incapacidade". Confira os dados cadastrais e do vínculo empregatício. Anexe o atestado médico com todas as informações obrigatórias e avance até completar o pedido. O benefício pode ser concedido com base na análise documental, dispensando a perícia presencial, caso a documentação esteja completa.
Vale lembrar que os benefícios por incapacidade temporária concedidos por Atestmed, mesmo que de forma não consecutiva, não podem ter duração superior a 180 dias. Importante: quem tem perícia médica marcada e quiser trocar o atendimento presencial por análise documental, basta ligar no 135 e pedir a troca. Nos casos de acidente de trabalho que resulte em afastamento por 180 dias é possível dar entrada pelo Atestmed sem sair de casa.
Para solicitar aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição, pode-se utilizar o simulador na plataforma para verificar a sua elegibilidade. Se elegível, selecione "Novo pedido” e logo em seguida a aposentadoria desejada. Preencha os dados corretamente e verifique as informações antes de confirmar o pedido. No caso de pedido de pensão por morte, selecione "Pensão por Morte" e anexe documentos como certidão de óbito, casamento ou comprovação de dependência econômica.
No caso de salário-maternidade, a pessoa precisa entrar no aplicativo ou site Meu INSS, clicar no botão “Novo Pedido”, digite “salário-maternidade urbano”. Na lista, clique no nome do serviço/benefício, leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.
Já para o acerto de vínculos e remunerações, é necessário ligar para a Central 135 para solicitar a disponibilização da função na plataforma. Após a liberação, é possível fazer as atualizações na seção "Atualizar dados cadastrais" no Meu INSS e enviar os documentos comprobatórios para análise.
Lembre-se que com o Meu INSS, o segurado tem acesso direto ao Instituto Nacional do Seguro Social, garantindo agilidade e eficiência na gestão dos benefícios previdenciários. Manter o cadastro atualizado assegura a correção das informações e evita problemas futuros. Para suporte e em caso de dúvidas contate a Central 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
O que deve ter no atestado para pedir Atestmed
A concessão de benefício por incapacidade temporária por meio documental (Atestmed) está condicionada a apresentação de documentação médica ou odontológica, física ou eletrônica, legível e sem rasuras, contendo, obrigatoriamente, os seguintes elementos:
I - nome completo;
II - data de emissão do(s) documento(s) médico(s) ou odontológico(s), que não poderá ser superior a 90 dias da data de entrada do requerimento;
III - diagnóstico por extenso ou código da Classificação Internacional de Doenças (CID);
IV - assinatura do profissional emitente, que poderá ser eletrônica e passível de validação, respeitados os parâmetros estabelecidos pela legislação vigente;
V - identificação do profissional emitente, com nome e registro no Conselho de Classe (Conselho Regional de Medicina ou Conselho Regional de Odontologia), no Ministério da Saúde (Registro do Ministério da Saúde), ou carimbo, legíveis;
VI - data de início do repouso ou de afastamento das atividades habituais; e
VII - prazo estimado necessário, preferencialmente em dias.
Notícias Técnicas
A Fundação IFRS divulgou um compilado de notícias, eventos e outras informações sobre a IFRS para Pequenas e Médias Empresas (PMEs), bem como atividades relacionadas às PMEs. Veja o conteúdo publicado na última quinta-feira (09).
Atualmente o INSS não está notificando ou bloqueando pagamentos de nenhum segurado pela falta de comprovação
As inscrições da 1ª/2025 edição do Exame de Suficiência estão abertas. Os interessados em participar do certame terão entre as 16h do dia 14 de janeiro de 2025 e as 16h do dia 13 de fevereiro de 2025 para efetuar as inscrições.
Dados globais de movimentações enviadas à Receita geraram polêmica. Estados dizem receber informações sobre pagamentos feitos às empresas, que consideram essenciais para que os fiscos desempenhem suas 'funções constitucionais de arrecadação e fiscalização'.
Notícias Empresariais
País é o único de seus pares emergentes no pódio que apresenta uma piora no resultado fiscal entre 2024 e 2025
No terceiro prognóstico para a safra 2025, a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas deve somar 322,6 milhões de toneladas, com alta de 2,5% ante o 2º prognóstico (7,8 milhões de toneladas) e alta de 10,2% frente a 2024 (29,9 milhões de toneladas)
As alterações no Cosif não provocarão modificações nas estatísticas monetárias e de crédito e fiscais, e nem em suas respectivas séries históricas.
A receita líquida atingiu R$ 232,8 bilhões no mês, enquanto a despesa totalizou R$ 213,4 bilhões
Já houve tentativas frustradas de fixar a data das festas para março
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
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Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
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Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.