Empreendedores podem retornar ao Simei e ao Simples Nacional regularizando on-line as pendências
Área do Cliente
Notícia
Confira bancos que não fazem mais transferências via DOC
As instituições financeiras devem extinguir o serviço de transferência bancária via Documento de Ordem de Crédito, conhecido com DOC, até fevereiro de 2024.
Conforme já anunciado pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), as instituições financeiras devem extinguir o serviço de transferência bancária via Documento de Ordem de Crédito, conhecido com DOC, até fevereiro de 2024. A medida começou a ser aplicada em maio deste ano. A datas para fim do recurso são:
- 15 de janeiro de 2024: último dia para que os bancos ofertem a possibilidade de envio e agendamento de DOC;
- 29 de fevereiro de 2024: fim das transferências via DOC agendadas previamente.
Criado em 1985 pelo Banco Central, o DOC perdeu espaço para formas mais rápidas e mais baratas de transferência de recursos. Levantamento feito pela Febraban, com base em dados divulgados pelo Banco Central, mostra que as transações via DOC em 2022 somaram 59 milhões de operações, apenas 0,09% do total de 63,062 bilhões de operações feitas no ano.
- Santander
O Banco Santander antecipou o início da desativação de transferências via DOC desde o dia 30 de agosto. Vale lembrar que os agendamentos realizados até agosto de 2023 serão efetuados normalmente até 28 de fevereiro de 2024. As transferências seguem normalmente nas modalidades Pix ou por TED.
- Itaú
O Itaú informou que havia encerrado esse tipo de transação em janeiro – antes, portanto, do anúncio da federação. Mas seus clientes continuam recebendo transferências via DOC, uma vez que outras instituições ainda oferecem o serviço.
Desde o início do segundo semestre de 2022, as transações nos canais físicos e digitais foram desligadas. Os primeiros canais desligados foram os físicos (caixas e Bankfone), que tinham menor número de transações. Em novembro de 2022, o Itaú descontinuou as operações em caixas eletrônicos e em celulares e, no fim de janeiro de 2023, as transações de pessoas físicas via aplicativo desktop foram desligadas.
- Caixa Econômica
A Caixa informou que seguirá o cronograma de encerramento estabelecido pela Febraban. A opção de realizar emissões de DOC ficará disponível em todos os canais até 15 de janeiro de 2024, sendo possível agendar emissões até essa data, com efetivação até 29 de fevereiro de 2024. A partir de 01 de março de 2024, o serviço de emissão de DOC será encerrado.
- Banco do Brasil
No Banco do Brasil o serviço será prestado até 15 de outubro de 2023 para pessoas físicas e 15 de janeiro de 2024 para Pessoa Jurídica, tanto serviço de envio como agendamentos. Após as datas, os clientes poderão realizar as transferências entre instituições financeiras por TED ou Pix.
- Bradesco
O Bradesco também confirmou que vai seguir o cronograma divulgado pela Febraban.
Notícias Técnicas
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) está disponibilizando cartilha com o passo a passo para o preenchimento e envio da Declaração de Não Ocorrência de Operações Suspeitas para a entidade.
RGPS tem mais de 60,7 milhões de contribuintes
Novos valores já começam a ser pagos no próximo dia 27 de janeiro
Portaria dos ministérios da Previdência e da Fazenda estabelece valores de benefícios, incluindo os que excedem o piso. Teto das aposentadorias vai a R$ 8.157,41. Definidas também as alíquotas de contribuição
Notícias Empresariais
Especialistas comentam perspectivas para câmbio e se tendência deve permanecer
Impactos da Reforma Tributária vão além da tributação e exigem planejamento
Rui Costa defendeu esforço de comunicação contra fake news
Avaliação é do Indicador de Comércio Exterior (Icomex) divulgado nesta quarta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV)
Estudo Engaja S/A aponta 51% dos brasileiros desmotivados no trabalho. Engajamento cresce no Nordeste (49%) e entre pais (50%). Benefícios e propósito são cruciais para engajamento no país
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional