Quem ganha mais de R$ 2.824 pagará imposto
Área do Cliente
Notícia
Contabilidade: como era antes, como é agora e como será no futuro?
Histórico do avanço dos procedimentos contábeis a partir do surgimento de novas tecnologias.
Há mais de três décadas analisando, assinando e preparando publicações das demonstrações contábeis (ou então demonstrações financeiras) de empresas de médio e de grande porte, aprendi que a Contabilidade, como fonte de informação, passou por mudanças significativas nas últimas décadas.
Acompanhei fases importantes dessas mudanças, o que me proporcionou significativa experiência profissional. Vi as antigas formas de lançamentos em fichas Kardex, onde eram registradas analiticamente as transações nas diversas contas de clientes, estoques, despesas, receitas, ativo imobilizado e tantas outras contas patrimoniais e de resultado.
Acompanhei também a transição para os sistemas informatizados e, logo depois, para o modelo digital e integrado. Esta última mudança veio acompanhada da utilização de sistemas integrados de controles internos, conhecidos atualmente como ERP (Enterprise Resource Planning). Estes são considerados sistemas inteligentes. Todavia, do meu ponto de vista, a inteligência não é deles, mas sim de seus analistas e desenvolvedores. Esta questão para mim está resolvida: a inteligência é humana, que determina aquilo que a máquina deve fazer. Ponto a seguir.
Em relação à utilização desses sistemas, altamente produtivos do ponto de vista operacional, há uma questão pouco esclarecida: quem analisa os comandos que cada módulo utiliza em determinada operação?
Em uma empresa grande isso é praticamente impossível, tornando a Contabilidade refém das origens dos registros de cada módulo utilizado pela empresa. Em outras palavras: a Contabilidade não controla o que é registrado e não tem como verificar, com total segurança, se aqueles registros estão absolutamente corretos.
A próxima etapa desse processo evolutivo será a Contabilidade em “nuvem”, processo este que já está em desenvolvimento avançado.
Acontece que cada vez que há um avanço tecnológico nessa área, diminui mais ainda a possibilidade de a Contabilidade ter algum controle sobre os inúmeros registros que são feitos diariamente, sem que os profissionais da área tenham qualquer participação. Imagine as transações de um grande banco, com múltiplas atividades. Como fazer para acompanhar cada operação de todos os clientes desse banco? Eles utilizam cartões, transferências de valores (TED, DOC, PIX) , aplicações financeiras, financiamentos, seguros etc.
No curso “Gestão integrada de controles internos”, de minha autoria, disponível na plataforma Ûdemy, faço referência a esses módulos e comento sobre a importância da integridade deles para que haja segurança dos registros efetuados na Contabilidade.
Não seria demais afirmar que a Contabilidade está sendo controlada, e que a fidedignidade de seus registros depende do que acontece nas origens desses lançamentos (principalmente nos módulos estoque, financeiro, fiscal, patrimônio, faturamento, RH / folha de pagamento e produção).
Fica uma interrogação: será que tudo isso vai melhorar a segurança dos registros contábeis no futuro?
Particularmente, tenho muitas dúvidas.
Notícias Técnicas
Outra fraude recorrente voltou a circular por aplicativo de mensagem: a do falso crachá de funcionário que visita a casa de segurados para pedir documentos e foto. Fuja, é armadilha para roubar dados
Indenização será paga em casos de criança com deficiência comprovada
O Índice Nacional da Construção Civil (SINAPI) variou 0,21% em dezembro, ficando 0,03 ponto percentual abaixo do índice de outubro (0,24%). O acumulado do ano foi de 3,98%, resultado acima dos 2,55% registrados em 2023. O índice de dezembro de 2023 foi de 0,26%.
Em dezembro de 2023, a variação havia sido de 0,56%. O IPCA fechou o ano com alta acumulada de 4,83%.
Notícias Empresariais
Criminosos estão aproveitando a onda de "fake news" relacionadas à fiscalização da Receita Federal sobre declarações prestadas por instituições financeiras e de pagamento para enganar cidadãos e aplicar golpes.
Para a 6ª Turma, a medida foi nitidamente discriminatóriaPara a 6ª Turma, a medida foi nitidamente discriminatória
O acumulado nos últimos 12 meses ficou em 4,6%, 26º mês seguido em que esse indicador é positivo
Prazo para submissão de propostas encerra-se em 24 de fevereiro de 2025
Em comunicado, o Fisco desmentiu informações falsas que circularam nas redes sociais nos últimos dias sobre cobrança de imposto para transferências digitais
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
asdf
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.