Empreendedores podem retornar ao Simei e ao Simples Nacional regularizando on-line as pendências
Área do Cliente
Notícia
Desafios da pequena empresa para 2010 são debatidos em Brasília
Para diretor do Sebrae, ampliar a regulamentação da Lei Geral do segmento nos estados e municípios e garantir a essas empresas tratamento diferenciado no campo trabalhista são alguns dos principais desafios
Para diretor do Sebrae, ampliar a regulamentação da Lei Geral do segmento nos estados e municípios e garantir a essas empresas tratamento diferenciado no campo trabalhista são alguns dos principais desafios
Dilma Tavares
Reforço na ampliação das regulamentações da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/06), simplificações e incentivos ao registro do Empreendedor Individual, além de estratégias para que os pequenos negócios enfrentem a concorrência das megafusões no setor do varejo e tratamento diferenciado para o segmento quanto à legislação trabalhista.
Esses são alguns dos desafios que micro e pequenas empresas, órgãos públicos e instituições de apoio ao segmento terão pela frente em 2010, conforme avaliação dos participantes da 16ª Reunião Plenária do Fórum Permanente da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, realizada nesta quarta-feira (9) em Brasília.
A avaliação do diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Carlos Alberto dos Santos, é de que as grandes fusões que ocorrem no setor de varejo, como aconteceu recentemente com o grupo Pão de Açúcar e as Casas Bahia, dão-se pelo aumento “da demanda, das famílias, do crédito e da redução das taxas de juros”. Mas lembrou os impactos negativos dessas fusões em relação à concorrência com as pequenas empresas porque elas não têm economia de escala e não conseguem concorrer com as grandes.
“O Sebrae, nossos parceiros, as políticas governamentais e a representação empresarial aqui presente terão que desenvolver, com mais afinco, estratégias para o segmento que passem pelo associativismo, pelo cooperativismo e pelo enfrentamento de questões que são derivadas do próprio crescimento”, disse. De acordo com Carlos Alberto, outra discussão essencial em 2010 é o tratamento diferenciado e favorecido para essas empresas em relação à legislação trabalhista.
Para o diretor do Sebrae, são desafios que podem ser vencidos, assim como ocorreu em 2009 que, explicou, apesar de começar atribulado, permitiu várias conquistas ao País e aos micro e pequenos negócios. Ele lembrou que, neste ano, as regulamentações da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa ultrapassaram a meta de 1.100 municípios com a lei, estando com 1.145 cidades. E o Empreendedor Individual já passou a meta de 100 mil registros no ano. A meta para 2010 é alcançar 1.700 municípios com a Lei Geral regulamentada e formalizar um milhão de pessoas como Empreendedor Individual.
De acordo com o secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Edson Lupatini, essas metas convergem com as metas estabelecidas pelo Fórum Permanente da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte para 2010. “Acredito que em 2010 tudo vai convergir para que possamos, de fato, colocar as micro e pequenas empresas e os empreendedores individuais na ordem do dia”, disse. Entre as metas e desafios estão a simplificação do registro do Empreendedor Individual, o aumento do número de estados e municípios com a Lei Geral regulamentada, a elevação em 10% do número de micro e pequenas empresas exportadoras e a ampliação da participação dessas empresas na geração de emprego, renda e produtos inovadores.
O presidente da Frente Parlamentar Mista da Micro Pequena Empresa no Congresso Nacional, deputado Cláudio Vignatti, reforçou ser necessário “o envolvimento dos prefeitos no processo”.
Durante a reunião, os comitês técnicos do Fórum fizeram balanço de atuação e apresentaram metas para 2010. Nas metas do comitê no campo de compras governamentais, por exemplo, estão esforços para ampliar a regulamentação do capítulo da lei que possibilita maior acesso das micro e pequenas empresas às compras públicas, além da regulamentação da cédula de crédito empresarial, também criada pela lei. Regulamentada, essa cédula será um título de crédito que poderá ser descontado por micro e pequenos fornecedores do governo nas instituições financeiras.
Notícias Técnicas
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) está disponibilizando cartilha com o passo a passo para o preenchimento e envio da Declaração de Não Ocorrência de Operações Suspeitas para a entidade.
RGPS tem mais de 60,7 milhões de contribuintes
Novos valores já começam a ser pagos no próximo dia 27 de janeiro
Portaria dos ministérios da Previdência e da Fazenda estabelece valores de benefícios, incluindo os que excedem o piso. Teto das aposentadorias vai a R$ 8.157,41. Definidas também as alíquotas de contribuição
Notícias Empresariais
Especialistas comentam perspectivas para câmbio e se tendência deve permanecer
Impactos da Reforma Tributária vão além da tributação e exigem planejamento
Rui Costa defendeu esforço de comunicação contra fake news
Avaliação é do Indicador de Comércio Exterior (Icomex) divulgado nesta quarta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV)
Estudo Engaja S/A aponta 51% dos brasileiros desmotivados no trabalho. Engajamento cresce no Nordeste (49%) e entre pais (50%). Benefícios e propósito são cruciais para engajamento no país
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional