Entenda os prazos, requisitos e mudanças previstas para o IR 2025, incluindo detalhes sobre rendimentos, deduções e transações via Pix.
Área do Cliente
Notícia
PB - Receita Estadual passa a adotar taxa Selic para corrigir débitos tributários
É a mesma correção utilizada já pela Receita Federal.
A Secretaria de Estado da Receita passou a adotar desde o dia 1° de janeiro deste ano apenas a taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) para corrigir os débitos tributários estaduais (ICMS e IPVA) não recolhidos pelo Governo do Estado. É a mesma correção utilizada já pela Receita Federal.
A mudança foi instituída por meio da lei n° 9.884, publicada no Diário Oficial do Estado, no dia 20 de setembro de 2012; e também da alteração na lei do IPVA n° 7.131/2002, publicada no dia 9 de dezembro de 2012, também no Diário Oficial do Estado.
Segundo o secretário de Estado da Receita, Marialvo Laureano, a mudança da correção vai trazer benefícios aos contribuintes paraibanos. "Com o objetivo de diminuir os acréscimos legais, a Receita Estadual aderiu ao modelo da Receita Federal e passa a adotar apenas a taxa Selic, que tem atualmente a menor taxa de juros histórica do país, para fazer a correção dos tributos estaduais. Até dezembro, a Receita Estadual corrigia os débitos pelo IPCA ((Índice de Preço ao Consumidor Amplo) mais taxa de juros", explicou. A Unidade Fiscal de Referência da Paraíba (UFR-PB), que também era corrida mensalmente pelo índice de inflação do IPCA, também passa a ser corrigida pela taxa Selic.
No dia 31 de dezembro, os tributos estaduais como o ICMS, o IPVA, incluindo a Dívida Ativa do Estado, foram atualizados pela última vez pelo IPCA. O sistema corporativo da Receita Estadual denominado ATF (Arrecadação, Tributação e Fiscalização), que contém os dados fiscais e as dívidas dos contribuintes paraibanos, passou por testes no último mês de dezembro para incluir no cálculo a nova taxa Selic já a partir do primeiro dia útil do ano, 2 de janeiro.
O secretário Executivo da Receita, Leonilson Lins de Lucena, revela que a mudança para a taxa Selic unifica o modelo de correção para todos os contribuintes com inscrição estadual. "Quase 80% da base dos contribuintes paraibanos são optantes do Simples Nacional e já estavam sendo corrigidos pelo novo modelo, pois esse regime é administrado em nível nacional pela Receita Federal. Na prática, a mudança, além de trazer uma taxa de juros em queda diante da política nacional do Banco Central, vai possibilitar a unificação do modelo de uma única taxa de correção para todos os demais contribuintes paraibanos que não optaram pelo Simples Nacional", comentou.
A taxa de juros Selic é utilizada como referência pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil e serve também de referência para o mercado financeiro. Atualmente, a taxa Selic está projetada em 7,25% ao ano. A cada 45 dias, o Copom se reúne para definir a taxa Selic para o período de doze meses.
Calendário do IPVA tem mudanças - Com a adoção da taxa Selic pela Receita Estadual, o pagamento do IPVA 2013 terá mudanças no calendário. Para assegurar os benefícios de descontos e evitar acréscimos, a data limite para pagamento do IPVA deverá ser feita sempre até o último dia útil de cada mês para que o contribuinte evite perdas. Caso o proprietário opte, por exemplo, pelo pagamento da cota única de 10% de desconto precisa pagar o tributo no último dia útil do mês. Caso o contribuinte deixe para o mês seguinte, mesmo que o último dia do mês seja feriado ou um domingo, terá acréscimos da taxa Selic de 1% sobre o valor do IPVA, além de 0,33% por dia de atraso sobre o valor do tributo.
No calendário do IPVA 2013, três meses (março, junho e agosto) terão datas limites de pagamento do tributo antecipadas. Para facilitar o serviço do contribuinte, a Receita Estadual divulgou as novas datas em 2013 já com as modificações. Para os proprietários, por exemplo, que possuem placas de veículos com finais 1 e 2 e optou por dividir em três vezes, a terceira parcela terá de ser paga até o dia 28 de março em vez de 31 de março ou no dia 1° de abril. Como sexta-feira (29 de março) é feriado bancário devido à Semana Santa, para não ter acréscimos no IPVA da taxa Selic de 1%, no primeiro dia útil do mês seguinte nem multa de mora, calculada à taxa de 0,33%, por dia de atraso, os proprietários precisam antecipar o pagamento da parcela ou da cota única, neste caso, até o dia 28 de março. Essa é a data final também para quem tem placa com final 5 e quer optar pelo pagamento em cota única com redução de 10%. (Veja o quadro do novo calendário).
Notícias Técnicas
Os benefícios por incapacidade temporária representaram mais da metade dos processos julgados no ano passado
Contribuição pode ser feita de forma facultativa para garantir benefícios previdenciários.
O serviço pode ser acessado no portal do gov.br ou diretamente pelo aplicativo Meu INSS e a simulação é feita com a base de dados do INSS.
Suspensão só ocorre para quem usa cartão magnético; os que recebem em conta-corrente não precisam se preocupar
Notícias Empresariais
Mecanismo foi regulamentado por reforma tributária
Os resultados indicam que cerca de 20,6 milhões de famílias estão em extrema pobreza, enquanto o CadÚnico registrava 23,5 milhões em 2024
Forte alta do preço das carnes, aves e ovos, além dos reajustes do óleo de soja e do café, explicam impacto
Cinco primeiros trilionários podem surgir em uma década
Mudanças na gestão financeira e contábil para o setor da saúde
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional