Quem ganha mais de R$ 2.824 pagará imposto
Área do Cliente
Notícia
MT - Sefaz simplifica processo de baixa de inscrições estaduais
A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz) simplificou o processo de baixa de inscrições estaduais de empresas no cadastro de contribuintes do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).
A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz) simplificou o processo de baixa de inscrições estaduais de empresas no cadastro de contribuintes do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).
Desde o dia 12 de novembro, a recepção da documentação da empresa para a baixa da inscrição e a homologação do processo passaram a ser feitas na própria agência fazendária do domicílio fiscal do contribuinte, depois de constatada a inexistência de pendência fiscal em nome do estabelecimento mediante consulta aos dados cadastrais da respectiva inscrição estadual no sistema eletrônico da Sefaz.
Em outras palavras, a baixa passou a ser concedida no momento da solicitação do contribuinte ou de seu representante legal na agência fazendária. “Existindo débito para com a Fazenda Pública Estadual, o deferimento do pedido de baixa da inscrição estadual fica condicionado ao seu pagamento ou pedido de parcelamento”, salienta o secretário de Estado de Fazenda, Eder Moraes.
Até então, o processo de baixa funcionava em duas etapas. Inicialmente, o contribuinte ou seu representante legal tinha de requerer o procedimento na agência fazendária de seu domicílio tributário, instruído da documentação necessária. Na ocasião, tinha sua inscrição estadual suspensa pela recepção da Ficha de Atualização Cadastral (FAC) código 060. A documentação era encaminhada às superintendências da área da receita pública para posterior avaliação e homologação da baixa, pela FAC código 051. O tempo médio de espera para este procedimento era de aproximadamente 15 dias para contribuintes sem nenhuma pendência fiscal.
Com a simplificação, foi suprimida uma etapa do processo de baixa: procede-se a baixa imediata e sumária do cadastro de estabelecimentos para os quais não for detectada irregularidade à época ou cujos débitos apurados sejam comprovados como pagos pelo contribuinte.
O secretário de Fazenda explica que, agora, após o registro eletrônico para concessão da baixa, a agência fazendária responsável pela respectiva homologação solicita junto às superintendências da área da receita pública cruzamento de dados do contribuinte que requereu o cancelamento da inscrição, para que seja apurada, com mais precisão, se possui ou não pendência fiscal. “A concessão da baixa da inscrição não exonera o contribuinte de débitos detectados posteriormente à homologação do processo”, ressalta Moraes.
Com a nova sistemática, prevista na Portaria nº 179/2009, 10.938 empresas que já tinham solicitado a baixa da inscrição no período de junho de 2003 a 12 de novembro de 2009 já possuem a FAC (código 060) de suspensão homologada. A Gerência de Informações Cadastrais (Gcad) do órgão promoverá, eletronicamente, a baixa sumária de 8.882 inscrições. Os demais 2.056 estabelecimentos serão intimados a quitar suas pendências junto ao Fisco estadual, para, então, finalizarem seus processos de baixa.
A solicitação de baixa de inscrição deve ser requerida pelo contribuinte ou representante legal no prazo máximo de até 30 dias, contados da data em que ocorrer o encerramento das atividades do estabelecimento.
Notícias Técnicas
Outra fraude recorrente voltou a circular por aplicativo de mensagem: a do falso crachá de funcionário que visita a casa de segurados para pedir documentos e foto. Fuja, é armadilha para roubar dados
Indenização será paga em casos de criança com deficiência comprovada
O Índice Nacional da Construção Civil (SINAPI) variou 0,21% em dezembro, ficando 0,03 ponto percentual abaixo do índice de outubro (0,24%). O acumulado do ano foi de 3,98%, resultado acima dos 2,55% registrados em 2023. O índice de dezembro de 2023 foi de 0,26%.
Em dezembro de 2023, a variação havia sido de 0,56%. O IPCA fechou o ano com alta acumulada de 4,83%.
Notícias Empresariais
Criminosos estão aproveitando a onda de "fake news" relacionadas à fiscalização da Receita Federal sobre declarações prestadas por instituições financeiras e de pagamento para enganar cidadãos e aplicar golpes.
Para a 6ª Turma, a medida foi nitidamente discriminatóriaPara a 6ª Turma, a medida foi nitidamente discriminatória
O acumulado nos últimos 12 meses ficou em 4,6%, 26º mês seguido em que esse indicador é positivo
Prazo para submissão de propostas encerra-se em 24 de fevereiro de 2025
Em comunicado, o Fisco desmentiu informações falsas que circularam nas redes sociais nos últimos dias sobre cobrança de imposto para transferências digitais
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
asdf
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.