Fiscalização do CFC e do CRCDF atua em caso de vagas de concurso público para contador sem exigência de registro
Área do Cliente
Notícia
MT - Sefaz analisa 10,6 mil processos durante força-tarefa do ICMS Garantido
A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz) já analisou, até esta sexta-feira (13.02)
A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz) já analisou, até esta sexta-feira (13.02), 10,6 mil processos administrativos de impugnação dos lançamentos do ICMS Garantido, a partir da realização, em 40 dias de trabalho, da força-tarefa instituída para a análise e decisão de todos os processos em estoque na Gerência de Nota Fiscal de Entrada (GINF) do órgão.
Em 57% dos casos, os pedidos foram deferidos, atendendo integralmente ao pleito dos contribuintes. Em relação aos 43% de processos indeferidos ou deferidos parcialmente, cabe recurso de decisão singular nos termos do art. 570-E do Regulamento do ICMS.
Os trabalhos da força-tarefa começaram no mês de janeiro, por determinação do secretário de Fazenda, Eder Moraes, onde 56 servidores foram deslocados, provisoriamente, de outros setores do órgão para a GINF. Com isso, a meta é que sejam analisados 12 mil processos até o dia 28 deste mês.
Além disso, a equipe da GINF ganhou o reforço, definitivo, de outros 12 funcionários e a instalação de produção em turno noturno. Dessa forma, a Sefaz ampliou em 50% a capacidade da gerência para processamento do movimento de entrada recebido pela unidade.
O secretário de Fazenda explica que a análise dos processos referentes ao ICMS Garantido não depende exclusivamente da governabilidade de Mato Grosso, mas também das unidades da federação que recebem as mercadorias e os produtos do Estado, o que dificulta a celeridade da avaliação dos documentos.
"A força-tarefa tem como finalidade regularizar as condições de atendimento aos contribuintes no que tange à revisão de lançamento do imposto efetuado pela unidade. Nossa intenção é aplicar celeridade na resposta ao contribuinte e buscar incremento nos níveis de regularidade fiscal”, salienta Eder.
Segundo o superintendente de Informações do ICMS da Sefaz, Vinicius José Simioni Silva, a Sefaz tem aplicado todos os esforços para implementar medidas que otimizem os procedimentos relativos à impugnação de lançamentos, a exemplo da racionalização dos documentos a serem anexados ao processo, a disponibilização de aplicativo eletrônico no portal do órgão para contestação dos lançamentos e a informação via e-mail quanto ao resultado da análise.
Eder Moraes assinala que o mérito pelo sucesso da força-tarefa é integralmente da equipe de servidores que se dedicou ao atendimento à demanda, inclusive em período extraordinário. A atuação do gerente de Informações de Nota Fiscal de Entrada, Nilton Esaki, na organização da operação foi fundamental para que, em 40 dias, fosse alcançado o equivalente a 88% (10,6 mil processos) da meta de trabalho.
“O gerente se empenhou de modo exemplar para viabilizar desde a capacitação, disponibilização de meios, alocação dos servidores envolvidos na força-tarefa, até a implementação de soluções para racionalização do processo”, comenta Vinicius Simioni.
APERFEIÇOAMENTO
O secretário-adjunto da Receita Pública da Sefaz, Marcel Souza de Cursi, destaca que a Secretaria de Fazenda tem adotado também medidas definitivas para minimizar ao máximo as ocorrências de lançamentos passíveis de impugnação, por meio da intensificação da capacitação de servidores, distribuição equitativa da carga de trabalho, instituição do turno noturno de trabalho, integração com as unidades de operação fiscal - trânsito, entre outras.
“A intenção é manter ambiente de menor interferência possível e regularidade na relação junto aos contribuintes”, pontua Cursi. A força-tarefa tem a coordenação da equipe da Assessoria Executiva da Receita Pública (AERP), que estabeleceu a medida e acompanha a sua efetiva implantação.
CONSULTA
Com a finalidade de adequar as condições de atendimento, proporcionando maior conforto aos contribuintes, foi providenciada a disponibilização da resposta referente aos processos analisados, a partir da próxima segunda-feira (16.02), na sala de reuniões da Superintendência de Atendimento ao Contribuinte (SUAC), das 9h às 18h.
Os processos ficarão no local até 30 de março. A sala de reuniões da SUAC situa-se na Agência Fazendária de Cuiabá, localizada na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 3.415, no Centro Político Administrativo, ao lado da sede da Sefaz/MT.
Notícias Técnicas
A nova regra entra em vigor no dia 1º de maio de 2025, e formaliza um novo Termo de Adesão, que pode ser firmado por órgãos e entidades que não integram o Poder Executivo Federal
Ação tem o objetivo de viabilizar a realização das reavaliações e das revisões de benefícios previdenciários e assistenciais
Em todo país, pagamento beneficiará 34,2 milhões de pessoas. Calendário vai de 24 de abril a 8 de maio
A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados debate na quarta-feira (23) uma possível alteração na Lei do Imposto de Renda, visando oferecer o modelo de “splitting familiar”.
Notícias Empresariais
A equipe econômica prevê que 2027 será um ano difícil para o orçamento; fim da exclusão dos precatórios da meta fiscal é um dos principais fatores de pressão
3ª turma entendeu que regra de impenhorabilidade pode ser relativizada diante das circunstâncias do caso concreto
Especialistas ouvidos pelo g1 dizem que chineses já queriam novos mercados antes das tarifas de Donald Trump. Indústria nacional precisa de investimentos pois ainda não consegue competir em termos de tecnologia e produtividade.
Da ameaça de inundação de produtos chineses à abertura de novos mercados, o Brasil pode ganhar com a chacoalhada mundial desencadeada pela guerra comercial que opõe seus dois maiores parceiros comercias, mas também há ameaças. Governo evita confronto direto e tenta compensar os possíveis prejuízos com abertura de novas frentes de negócio
Saiba como funcionam os dias de descanso entre 19 e 21 de abril, quem pode aproveitar e quais são as regras trabalhistas para cada tipo de escala
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.