Quem ganha mais de R$ 2.824 pagará imposto
Área do Cliente
Notícia
MS - Sefaz isenta de ICMS e Fundersul de reprodutores e matrizes
Uma norma da Secretaria da Fazenda de Mato Grosso do Sul, em vigor desde maio, que passou a cobrar ICMS e Fundersul sobre a comercialização de touros e matrizes que não tivessem Registro Genealógico Definitivo (RND) será alterada por conter um erro d
Uma norma da Secretaria da Fazenda de Mato Grosso do Sul, em vigor desde maio, que passou a cobrar ICMS e Fundersul sobre a comercialização de touros e matrizes que não tivessem Registro Genealógico Definitivo (RND) será alterada por conter um erro de interpretação, que acabou causando a taxação. A decisão foi tomada na manhã desta quinta-feira, depois de uma reunião entre o presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Chico Maia, o secretário da entidade e vice-presidente da ASCN (Associação Sul-Mato-Grossense dos Criadores de Nelore, César Machado, o representante em MS da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), Adriano Garcia, e o superintendente de Administração Tributária, Gladiston Amorim.
A Superintendência de Administração Tributária havia distribuído um comunicado, no dia 22 de maio, recomendando à fiscalização que para fazer jus à isenção de ICMS e Fundersul aplicável na venda de reprodutores ou matrizes de bovinos ou bubalinos, puros de origem, puros por cruza ou de livro aberto de bovinos, o produtor deveria apresentar junto com a nota fiscal a cópia do RGN (Registro Genealógico de Nascimento) ou de RGD (Registro Genealógico Definitivo).
A Fazenda Estadual acatou a argumentação das entidades, de que a isenção do ICMS e Fundersul deveria ser mantida, uma vez que para considerar o animal como reprodutor ou matriz vale a regra da ABCZ, para quem o animal só precisa do registro “oficial”, isto é o registro genealógico de nascimento, que é feito depois de uma avaliação pela entidade, quando ele recebe uma marca – o chamado caranguejo. “No caso de touros, somente aos 24 meses, depois de um exame andrológico, é que o animal poderá realmente ser caracterizado como reprodutor”, argumenta Adriano Garcia. Segundo ele, a norma foi adotada sem o conhecimento da realidade do setor. “Não dá pra garantir que um animal registrado no nascimento será de fato e definitivamente um reprodutor”, explica Cesar Machado.
Segundo Chico Maia, a grande preocupação dos produtores é que com a temporada de leilões na rota das exposições agropecuária, essa taxação desmotivada acabe afastando os compradores, que já arcam com despesas com leiloeiras, transportes e com outros custos. Isso daria, ainda, margem para que animais chamados “cabeceira de boiada” passassem a ser comercializados como reprodutores, terminando por afetar uma longa trajetória de melhoramento genético que passou e passa o rebanho sul-mato-grossense, de qualidade nacionalmente reconhecida.
Adriano Garcia, representante da ABCZ, encaminharia ontem mesmo um expediente à Superintendência de Administração Tributária, com a argumentação. “Vamos emitir um novo comunicado à fiscalização, corrigindo a distorção”, garantiu o superintendente Gladiston Amorim.
Notícias Técnicas
Outra fraude recorrente voltou a circular por aplicativo de mensagem: a do falso crachá de funcionário que visita a casa de segurados para pedir documentos e foto. Fuja, é armadilha para roubar dados
Indenização será paga em casos de criança com deficiência comprovada
O Índice Nacional da Construção Civil (SINAPI) variou 0,21% em dezembro, ficando 0,03 ponto percentual abaixo do índice de outubro (0,24%). O acumulado do ano foi de 3,98%, resultado acima dos 2,55% registrados em 2023. O índice de dezembro de 2023 foi de 0,26%.
Em dezembro de 2023, a variação havia sido de 0,56%. O IPCA fechou o ano com alta acumulada de 4,83%.
Notícias Empresariais
Criminosos estão aproveitando a onda de "fake news" relacionadas à fiscalização da Receita Federal sobre declarações prestadas por instituições financeiras e de pagamento para enganar cidadãos e aplicar golpes.
Para a 6ª Turma, a medida foi nitidamente discriminatóriaPara a 6ª Turma, a medida foi nitidamente discriminatória
O acumulado nos últimos 12 meses ficou em 4,6%, 26º mês seguido em que esse indicador é positivo
Prazo para submissão de propostas encerra-se em 24 de fevereiro de 2025
Em comunicado, o Fisco desmentiu informações falsas que circularam nas redes sociais nos últimos dias sobre cobrança de imposto para transferências digitais
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
asdf
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.