Relatório da Secretaria de Política Econômica traz dados sobre o desempenho fiscal de 2023 e uma prévia do resultado de 2024, com dados até setembro
Área do Cliente
Notícia
3 vilões para o faturamento das varejistas
Especialista explica os principais fatores que afetam o faturamento da venda online.
O varejo é um dos mercados mais vulneráveis a perdas financeiras, que podem ser causadas por mudanças no cenário econômico ou por problemas com a organização dos processos, que se refletem diretamente em disputas e contestações de compras pelos clientes.
Nos últimos anos, o comércio eletrônico brasileiro foi destaque no setor varejista, que cresceu impulsionado pelo efeito da pandemia da Covid-19.
Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), os pedidos registrados pelo e-commerce saltaram de 214.2 milhões, em 2019, para 368.68 milhões, em 2022. A previsão da associação é de que o mercado deve fechar o ano de 2023 registrando 395 milhões de pedidos.
Segundo o country manager da Stratis Risk Management, Fabiano Grottoli, a venda online tem sido a mais vulnerável às perdas potenciais do varejo, devido a uma série de questões ligadas ao processo de pagamento digital e logísticas. O especialista pontua os principais fatores que afetam o faturamento do comércio online, confira.
Chargeback
O chargeback pode ser considerado um dos maiores vilões para os lojistas. Quando há contestação de compra, uma série de motivos podem ser alegados pelo cliente, como: não reconhecimento da compra, produto não recebido ou com problemas, objeto errado e desistência. Para cada um desses casos existe um procedimento para solucionar os problemas. Porém, todos acabam gerando um certo prejuízo para o varejista.
Além das questões que envolvem a devolução do dinheiro, nem todas as disputas são analisadas pelos lojistas, pois este é um processo que demanda muito tempo e mão de obra. O que ocorre, na maioria das vezes, é a absorção dos custos diretos pelos comerciantes. Contudo, o acúmulo de chargebacks pagos tende a gerar alto impacto no resultado dos varejistas.
Variação de juros
O cenário atual do Brasil está marcado pelas altas taxas de juros, como por exemplo a taxa básica da Selic acima de 10% ao ano, que altera diretamente as vendas do setor varejista que vem registrando, em 2023, um crescimento mensal abaixo dos 1% ao mês.
“A variação do juros forma um ciclo de alterações no mercado. Ele impacta o bolso do consumidor, que pesquisa mais antes de gastar, devido às alterações dos preços. Por isso, além da mudança no valor dos itens, os varejistas também sofrem com o comportamento de consumo dos clientes”, explica Fabiano.
Perdas operacionais
As perdas operacionais são causadas pela falta de organização e planejamento do lojista, como mau armazenamento dos produtos, erro na contagem do estoque e até mesmo não acompanhamento dos custos com trocas de produtos e devolução de dinheiro ao cliente. Essas questões podem fazer com que o lojista tenha problemas na venda, falta de produtos, avarias na embalagem e, inclusive, no item.
O especialista em chargeback, explica que a ascensão do comércio eletrônico oferece maior comodidade ao consumidor, mas também causa mais prejuízos para os lojistas devido ao aumento de demanda e, consequentemente, disputas e contestações de compras.
Hoje, é possível contornar a maioria das contestações, por meio da plataforma de gestão de chargeback, que tem como principal objetivo automatizar as operações para simplificar processos e reduzir as taxas de win rates (disputas ganhas). Essa ferramenta pode ser a solução para a identificação de operações é capaz de identificar os principais gastos e evitar prejuízos com operações que não precisam ser realizadas.
Notícias Técnicas
Empresas podem conceder espontaneamente vantagens a seus empregados sem autorização judicial
Portaria MTE nº 240/2024 define obrigatoriedade do recolhimento exclusivamente pelo FGTS Digital
Medida será definida nesta quinta-feira, em reunião do Conselho Nacional de Previdência Social; limite atual é de 1,66% ao mês
Prazo oficial para buscar os recursos terminou em 16 de outubro. Com isso, os valores foram remetidos ao Tesouro Nacional. Mas existe, ainda, um prazo extra para contestar esse recolhimento.
Notícias Empresariais
Em comunicado, o Fisco desmentiu informações falsas que circularam nas redes sociais nos últimos dias sobre cobrança de imposto para transferências digitais
Em novembro de 2024, a produção industrial nacional mostrou redução de 0,6% frente a outubro, na série com ajuste sazonal. Este é o segundo mês de queda, período em que a indústria acumulou perda de 0,8%
Para se proteger, é primordial nunca fornecer dados bancários pelo telefone
O comunicado oficial emitido pela instituição financeira traz informações especialmente sobre o novo golpe do falso e-mail. A fraude consiste no roubo de senhas e dados dos clientes do Banco do Brasil.
O consumidor precisa adotar alguns cuidados para que a comodidade do pagamento não se transforme em prejuízo
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
asdf
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.