Entenda os prazos, requisitos e mudanças previstas para o IR 2025, incluindo detalhes sobre rendimentos, deduções e transações via Pix.
Área do Cliente
Notícia
Especialista indica: prepare-se desde já para começar o ano sem dívidas
Férias das crianças, IPVA, IPTU e materiais escolares devem estar no seu orçamento a partir de agora
Agosto chegou e nenhum dos seus planos de organização financeira saiu do papel. Parece que está cada vez mais perto de fazer aquela velha troca – usar o 13º para pagar dívidas, o salário para pagar as contas do ano e a viagem com as crianças, vai entregar para o cosmos – tudo no cartão de crédito e, em março, se aperta para pagar.
Não sinta culpa se você se identificou com uma parte dessa descrição – você definitivamente não está sozinho. Esse é o comportamento padrão do brasileiro: poupa pouco, gasta muito e se endivida mais ainda. No entanto, se você não tem dívidas, dá para fugir desse ciclo vicioso.
Quem ensina como fazer isso é Wilson Justo, diretor de Relacionamento com Cliente da Sorocred. Por sinal, o que o especialista mais vê é a procrastinação da solução dos dilemas financeiros. "Em janeiro não vai acontecer uma mágica que vai depositar dinheiro na sua conta", diz. "Janeiro é sol na cabeça e dívida na porta de casa."
O melhor conselho é sempre se planejar, para poder ter o dinheiro antes das compras acontecerem – fugindo do parcelamento, do cartão crédito e usufruindo dos descontos para compras à vista. Mas quando isso já não é possível, a sugestão é recorrer a alguma estratégia mais urgente.
1 - Elimine as dívidas
Se você ainda tem dívidas, saiba que esse é o momento ideal para renegociá-las. "Os credores estão com o tapete vermelho estendido para quem está devendo", diz Justo. Por isso mesmo, já refaça seu orçamento para o semestre incluindo as parcelas da dívida renegociada – assim você terá mais clareza de quanto poderá gastar com as férias das crianças.
2 - Separe o dinheiro para as contas de começo de ano
Os impostos do imóvel e do carro chegarão – assim como as contas de material escolar, matrícula de escola, entre outros. Ponha na ponta do lápis e defina quanto você terá de guardar para não precisar de empréstimo para pagar tudo que está por vir.
3 - Antecipe o orçamento das férias
Uma vez resolvida a questão das dívidas e das contas futuras, veja quanto você gastar com as férias das crianças. Se estiver pensando em viajar, veja o pacote que cabe no seu orçamento, e não o contrário. A dica de Justo é aproveitar para comprar os pacotes o quanto antes para evitar os preços altos do fim do ano.
4 - Reserve o 13º salário
Se for viajar, esse é o dinheiro certo para você usar durante a viagem – fugindo, de novo, do cartão de crédito. Chegar das férias vai ser menos dolorido se você não tiver uma fatura de cartão astronômica para pagar.
Notícias Técnicas
Os benefícios por incapacidade temporária representaram mais da metade dos processos julgados no ano passado
Contribuição pode ser feita de forma facultativa para garantir benefícios previdenciários.
O serviço pode ser acessado no portal do gov.br ou diretamente pelo aplicativo Meu INSS e a simulação é feita com a base de dados do INSS.
Suspensão só ocorre para quem usa cartão magnético; os que recebem em conta-corrente não precisam se preocupar
Notícias Empresariais
Mecanismo foi regulamentado por reforma tributária
Os resultados indicam que cerca de 20,6 milhões de famílias estão em extrema pobreza, enquanto o CadÚnico registrava 23,5 milhões em 2024
Forte alta do preço das carnes, aves e ovos, além dos reajustes do óleo de soja e do café, explicam impacto
Cinco primeiros trilionários podem surgir em uma década
Mudanças na gestão financeira e contábil para o setor da saúde
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional