Quem ganha mais de R$ 2.824 pagará imposto
Área do Cliente
Notícia
Criação de vagas é a menor em dez anos
Geração de empregos formais cai 14,1% em 2013, para 1,1 milhão de postos de trabalho, abaixo da meta do governo
O Brasil criou 1,1 milhão de empregos com carteira assinada em 2013, o pior resultado em dez anos.
O número de novas vagas foi 14,1% inferior ao registrado em 2012, quando o mercado de trabalho formal gerou 1,3 milhão de empregos.
Em dezembro, o emprego com carteira assinada perdeu 449,5 mil vagas, resultado um pouco melhor que o de dezembro de 2012, quando houve decréscimo de 497 mil postos formais. Dezembro tradicionalmente é um mês de contração do mercado de trabalho.
"Tivemos um crescimento do PIB que não foi alto, não pode a geração de emprego contrariar a realidade", afirmou o ministro do Trabalho, Manoel Dias. Os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) foram divulgados ontem pelo Ministério do Trabalho.
A expectativa do governo era fechar 2013 com um saldo positivo de 1,4 milhão de vagas. Apesar do desempenho abaixo do esperado, o ministro comemorou o resultado como um "milagre" e disse que "reza todos os dias" para que o feito se estenda para os próximos cinco anos.
"Estamos gerando empregos razoáveis, se formos fazer comparação com o resto do mundo. Aí que está o milagre brasileiro."
Para este ano, a estimativa do governo é que haja geração de 1,4 milhão a 1,5 milhão de vagas, sobretudo nos setores de serviço e comércio.
Com essa perspectiva, o ministro estima que 6 milhões de vagas sejam criadas sob Dilma Rousseff.
Para o economista Rafael Bacciotti, da consultoria Tendências, o ritmo de criação de vagas deve se manter em 2014 semelhante ao de 2013.
SALÁRIOS SOBEM
Os dados do Caged mostraram ainda que os salários médios de admissão tiveram em 2013 um aumento real (descontada a inflação) de 2,59% ante 2012. O valor atingiu R$ 1.104,12. Em dez anos, destacou Dias, o valor médio dos salários aumentou 42,9%.
De acordo com o ministro, não será necessário o governo interferir na criação de vagas para controlar a inflação, que, segundo ele, está sob controle. "Tem que ter uma inflação mínima para a economia funcionar", afirmou.
Sobre a nova metodologia usada pelo IBGE para medir o desemprego, o ministro afirmou ser positiva, pois dá transparência aos dados e indica os caminhos certos para novas políticas públicas de estímulo ao emprego.
De acordo com Dias, o governo irá organizar reuniões com centrais sindicais e empregadores em março para discutir mudanças nas regras do seguro-desemprego e do abono salarial.
SAIBA MAIS
Levantamentos apresentam dados distintos
O levantamento de emprego feito pelo Ministério do Trabalho registra as contratações e demissões formais, informadas pelas empresas ao governo.
São contabilizadas as movimentações dos trabalhadores que têm carteira assinada e são regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
É diferente das pesquisas feitas pelo IBGE a Pesquisa Mensal do Emprego, que cobre as seis maiores regiões metropolitanas do país, e a Pnad contínua, que é trimestral e reúne informações coletadas em 3.500 municípios brasileiros.
Além dos trabalhadores com carteira assinada, as pesquisas do IBGE contabilizam empregados informais, empregadores e funcionários públicos estatutários. E também as pessoas com idade para trabalhar e que estão fora da força de trabalho quem não está disponível para trabalhar.
A taxa de desemprego (4,6%, em novembro) é calculada pelo IBGE e mostra quanto os desempregados representam da força de trabalho do país.
Notícias Técnicas
Outra fraude recorrente voltou a circular por aplicativo de mensagem: a do falso crachá de funcionário que visita a casa de segurados para pedir documentos e foto. Fuja, é armadilha para roubar dados
Indenização será paga em casos de criança com deficiência comprovada
O Índice Nacional da Construção Civil (SINAPI) variou 0,21% em dezembro, ficando 0,03 ponto percentual abaixo do índice de outubro (0,24%). O acumulado do ano foi de 3,98%, resultado acima dos 2,55% registrados em 2023. O índice de dezembro de 2023 foi de 0,26%.
Em dezembro de 2023, a variação havia sido de 0,56%. O IPCA fechou o ano com alta acumulada de 4,83%.
Notícias Empresariais
Criminosos estão aproveitando a onda de "fake news" relacionadas à fiscalização da Receita Federal sobre declarações prestadas por instituições financeiras e de pagamento para enganar cidadãos e aplicar golpes.
Para a 6ª Turma, a medida foi nitidamente discriminatóriaPara a 6ª Turma, a medida foi nitidamente discriminatória
O acumulado nos últimos 12 meses ficou em 4,6%, 26º mês seguido em que esse indicador é positivo
Prazo para submissão de propostas encerra-se em 24 de fevereiro de 2025
Em comunicado, o Fisco desmentiu informações falsas que circularam nas redes sociais nos últimos dias sobre cobrança de imposto para transferências digitais
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
asdf
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.