Quem ganha mais de R$ 2.824 pagará imposto
Área do Cliente
Notícia
Calote cai para 8,4%
Apesar da melhora na situação, todos os indicadores estão piores que os resultados do mesmo período em 2010.
A inadimplência deu um pequeno alívio em junho. É o que mostra a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, divulgada ontem pela Confederação Nacional do Comércio (CNC). O número de famílias que declararam não ter condições de pagar suas dívidas recuou de 8,6% em maio para 8,4% em junho. Já a quantidade de pessoas com dívidas ou contas em atraso caiu para 23,3%, ante 24,4% registrados no mês anterior. Apesar da melhora na situação, todos os indicadores estão piores que os resultados do mesmo período em 2010.
A CNC acredita que a trégua é temporária. "Percebemos que as famílias vão ficar mais complicadas este ano por causa do aumento do custo do crédito e dos indicadores de renda, que estão menores", disse a economista da CNC Marianne Hanson. No total, 64,1% dos lares declararam ter alguma dívida, e 12,9% se definiram como "muito endividados".
Na divisão por tipo de dívidas, o cartão de crédito é o campeão disparado, responsável por 73,8% das contas a vencer. "A facilidade de uso e o crescimento desse meio de pagamento no varejo justificam o percentual tão elevado. Muitas pessoas financiam esse tipo de débito, realizando pagamentos de fatura parcelados. Tudo isso interfere diretamente no indicador", analisou Marianne.
Após cinco quedas seguidas, o indicador de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) apresentou avanço de 0,7% em junho. Apenas o volume de compras a prazo apresentou retração. Para a CNC, o desempenho do mercado de trabalho ainda dá força para que as famílias gastem de forma expressiva, especialmente em bens duráveis. "Os índices de satisfação com o atual emprego e de perspectiva profissional estão em alta e dão mais confiança para que os consumidores realizem compras, apesar das medidas de contenção ao crédito", avaliou o economista Bruno Fernandes, da CNC.
Notícias Técnicas
Outra fraude recorrente voltou a circular por aplicativo de mensagem: a do falso crachá de funcionário que visita a casa de segurados para pedir documentos e foto. Fuja, é armadilha para roubar dados
Indenização será paga em casos de criança com deficiência comprovada
O Índice Nacional da Construção Civil (SINAPI) variou 0,21% em dezembro, ficando 0,03 ponto percentual abaixo do índice de outubro (0,24%). O acumulado do ano foi de 3,98%, resultado acima dos 2,55% registrados em 2023. O índice de dezembro de 2023 foi de 0,26%.
Em dezembro de 2023, a variação havia sido de 0,56%. O IPCA fechou o ano com alta acumulada de 4,83%.
Notícias Empresariais
Criminosos estão aproveitando a onda de "fake news" relacionadas à fiscalização da Receita Federal sobre declarações prestadas por instituições financeiras e de pagamento para enganar cidadãos e aplicar golpes.
Para a 6ª Turma, a medida foi nitidamente discriminatóriaPara a 6ª Turma, a medida foi nitidamente discriminatória
O acumulado nos últimos 12 meses ficou em 4,6%, 26º mês seguido em que esse indicador é positivo
Prazo para submissão de propostas encerra-se em 24 de fevereiro de 2025
Em comunicado, o Fisco desmentiu informações falsas que circularam nas redes sociais nos últimos dias sobre cobrança de imposto para transferências digitais
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
asdf
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.